top of page
Foto do escritorThamires Miasso

A importância de ser seletiva nas suas relações

Às vezes o problema não é sua forma de se comunicar, sua forma de se expressar, de acolher. Às vezes o problema não é a forma como você aborda a pessoa, como tenta amenizar a situação, como tenta corrigir o que acha que precisa de correção.


Às vezes o problema é para quem você está dedicando todo esse esforço, por quem você já tentou mudar, já tentou melhorar, já falou mais baixo, mais alto, com calma, mais rápido… nada adiantou.


Todo seu empenho será insuficiente para quem não quer, de verdade, a sua companhia.


Casal feliz na rede

E pode ser muito confortável para a outra pessoa se relacionar com quem faz de tudo: toma iniciativa, muda, aceita e permanece. Precisar de você apenas em momentos difíceis, no dia a dia ou para dar suporte emocional cria um relação de utilidade, não de amor. Como um lenço para enxugar as lágrimas e depois jogar fora.


Valorizar sua companhia significa reconhecer seu esforço e sua permanência, mesmo em dias difíceis. Também significa te abraçar e te abrigar quando for necessário, mudar, admitir erros e querer fazer dar certo sem te deixar sozinha nesse processo.


Comunicação é importante, afeto é importante, dedicação é importante, mas é fundamental saber selecionar quem enaltece seu esforço e se empenha junto contigo nas relações. E para fazer isso, comece se compreendendo, identificando seus padrões de relacionamento e se acolhendo, acima de tudo. Pode até parecer clichê, mas as respostas que procura estão em você. Reconhecer o seu potencial não só promove sua transformação pessoal, mas também fortalece seus relacionamentos.


Vamos explorar juntas esse caminho na terapia?



bottom of page