A vida adulta passa por muitos contrastes. Há momentos felizes, de realizações e conquistas, mas há também fases difíceis, que não conseguimos controlar o que sentimos e fazemos, especialmente aquelas fases em que os problemas surgem todos de uma vez.
Nesses momentos, além de ter uma rede de apoio para te fortalecer, é preciso ter consciência do quanto você é capaz de lidar com o que está acontecendo, por mais que esteja doendo, por mais que nem sempre pareça que você está avançando. Ademais, cada pequena vitória também é importante e deve ser celebrada.
Ter confiança nas suas capacidades é importante para diversas situações: confrontar aqueles pensamentos intrusivos quando estiver triste, lidar com a ansiedade e medo de algo dar errado, acreditar que você é capaz de enfrentar seus problemas, ainda que sofra nesse processo. Aqui, o autoconhecimento desempenha um papel fundamental, ajudando você a entender suas reações e necessidades.
Quando falamos em autoconfiança, a impressão que dá é que estamos falando de alguém feliz o tempo todo, que nunca duvida de si mesma, que nunca sente medo... mas a verdade é esses momentos são puramente humanos e fazem parte da construção da nossa autoestima. Não há problema algum ter fases de desconfiança, sentir medo de não conseguir lidar com alguma situação, se sentir cansada no meio do processo e até querer desistir.
Só precisamos nos atentar e perceber se essas fases são persistentes. Se o medo, cansaço, vontade de desistir é constante, pois, se sim, estamos falando de alguém que precisa de apoio psicológico para seguir em frente.
Na era das redes sociais e de grandes comparações, ainda é preciso dizer que não há vergonha alguma em buscar ajuda para passar por uma fase difícil ou por algum problema na sua vida e que isso não é sinônimo de fraqueza. Na verdade, essa atitude corajosa é um lindo ato de amor próprio e autopreservação, de uma pessoa que se importa tanto consigo mesma, que deseja se fortalecer na terapia, com amigas, familiares, para continuar. Além disso, cada pessoa tem uma trajetória única e comparações nem sempre são úteis ou justas.
A autoconfiança e autoestima são extremamente importantes para enfrentar seus problemas, mas não são constantes, por isso é tão importante trabalhar e investir em si mesma, na sua saúde mental e no seu próprio cuidado. Lembre-se: você é seu próprio lar.